maio 04, 2016

Polônia: terra fértil e rica em esperança

O dia 14 de abril marca 1050 anos desde o dia em que o duque polonês, Mieszko I, foi batizado. Nessa data, a Polônia tornou-se um país cristão. Por ocasião desta celebração, o Papa Francisco dirigiu-se ao povo da Polônia.


“Deus, rico em misericórdia, fez fértil a terra gloriosa da Polônia, de modo que ao longo dos séculos ela transbordou de frutos espirituais, e tantos poloneses destacaram-se brilhantemente na profissão e na defesa da fé, mantendo a esperança e praticando o amor. (…)

O Batismo recebido pelo Príncipe Mieszko I em 966, junto com aqueles mais próximos a ele, também marcaram o surgimento do Estado Polonês. Por esta razão, a lembrança deste aniversário, não apenas para os cristãos, mas para todo o povo polonês, oferece uma oportunidade especial para uma celebração solene, alegre e confiante ao olhar para o futuro. De fato, a Igreja na Polônia sempre mostrou um laço especial com a nação inteira, mas também buscou alegrar-se com os que se alegram e chorar com os que choram (Romanos 12, 15). Nos tempos mais difíceis de guerra, revoluções e exílio de bispos e padres, homens e mulheres consagrados sofreram verdadeiramente com o povo, trouxeram conforto para todos os irmãos e irmãs de sua terra natal e indicaram sabiamente o caminho para a liberdade.
A Igreja beatificou e canonizou numerosos filhos e filhas da nação polonesa, aqueles que em diversas épocas mostraram as virtudes cristãs ou foram adornados com a coroa do martírio. De uma longa lista, nós queremos mencionar em particular os nomes daqueles que viveram em nosso tempo e são venerados no mundo inteiro: São Maximiliano Maria Kolbe, padre franciscano e mártir, que provou o seu ministério na sua oferta de amor no Holocausto; Santa Faustina Kowalska, uma mulher que realmente importou-se com a revelação do mistério da Divina Misericórdia; e São João Paulo II, nosso Papa que incansavelmente mostrou a todos os povos o Redentor dos homens.”

(Trecho da carta do Papa Francisco ao Cardeal Pietro Parolin, legado pontifício da celebração do 1050º aniversário do batismo da Polônia)
Fonte: http://www.krakow2016.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário