maio 10, 2016

Contagem Regressiva!

Faltam menos de três meses para a Jornada Mundial da Juventude 2016! \o/
E se você vai pra JMJ e quer umas dicas de atividades que você pode fazer antes ou depois do evento, então confira algumas dicas sobre a capital cultural polonesa:
CRACÓVIA
A Cracóvia já foi a capital da Polônia por seis séculos, quando foi invadida e destruída pelos Mongóis no século XVI. Atualmente conta com mais 140 igrejas, já que o país é, em sua maioria, habitado por católicos. As principais estão localizadas no centro histórico, onde acontecerão os principais eventos da JMJ 2016. Separamos aqui alguns lugares que vale a pena você visitar por lá.


CENTRO HISTÓRICO
O centro histórico ou cidade velha de Cracóvia é um marco local. Nele estão muitos pontos importantes para o país. 


PORTÃO FLORIANO E BARBICAN: 
O Portão Floriano é um dos portões de entrada da Cracóvia, no setor sul do Rio Vístula, onde também fica o Barbican que está totalmente preservado. Nestes locais muitos nomes importantes da realeza mundial e também oficiais passaram para chegar até os pontos principais da cidade. O local dá acesso à Rua Florianska, que dá acesso à Praça do Mercado.

CASTELO DE WAWEL: 
O Castelo de Wawel foi erguido sobre a caverna do Dragão de Wawel que, segundo a tradição, rodeava a cidade. O sapateiro Krak foi o grande herói que conseguiu matar o animal e tornou-se, então, o primeiro rei da Polônia.
Para chegar até o local é preciso cruzar a Rua Canonicza, que liga o Portão Floriano até o Portão dos Escudos, onde fica a Catedral de Wawel.
A catedral já foi o cenário das coroações da realeza do país e também é um grande mausoléu dos seus grandes imperadores. Também foi nela que João Paulo II celebrou sua primeira missa como Sacerdote, em sua homenagem, uma estátua foi feita em frente à Igreja. Dentro de Wawel também tem a estátua do Dragão de Cracóvia que, a cada cinco minutos, solta fogo pela boca. O local foi também a casa oficial dos grandes imperadores da cidade e hoje pertence ao Governo Polonês.
UNIVERSIDADE JAGUELÔNICA: É também na Rua Canonicza que está localizada uma das mais antigas universidades do mundo, a Universidade Jaguelônica. Nela, João Paulo II começou seus estudos de Filologia onde aprendeu a falar 12 línguas. Durante a 2ª Guerra Mundial o local ficou fechado por dois anos por ordem dos Nazistas e foi reaberta logo depois. Ao lado do prédio onde estudou Karol Wojtyla fica do Museu Arquidiocesano, lugar onde ele morou quando foi sacerdote e bispo, e hoje expõe peças sobre a sua vida.
RUA GRODZKA: 
Seguindo em frente no caminho da Universidade, chega-se à Rua Grodzka, onde está a Igreja de São Pedro e São Paulo, a primeira construída em estilo barroco na cidade e considerada o mais antigo edifício construído neste estilo na Polônia. Na fachada há esculpidas estátuas dos apóstolos de Cristo, feitos dois séculos após o fim da construção.
Em uma travessa da mesma rua é possível encontrar a Igreja Dominicana da Santíssima Trindade com uma arquitetura também curiosa.
A rua é bastante movimentada principalmente por sua história e um dos pontos de acesso à Praça do Mercado.
PRAÇA DO MERCADO: 
Na Praça do Mercado, além do tradicional Mercado dos Tecidos que está bem no meio da maior praça medieval da Europa, onde há diversos boxes de vendas de tecidos e artesanatos, está a Basílica de Santa Maria. Além de conhecer a belíssima arquitetura gótica, você também pode acompanhar de hora em hora o toque do trompete que soa da torre mais alta da Basílica e é interrompida na metade. Isso em homenagem ao trompetista que foi morto pelos Mongóis quando anunciava a invasão destes inimigos que atacavam a cidade no Século XIII.
Também fica na praça o prédio da antiga Prefeitura da Cidade, com uma arquitetura bastante particular e no topo da torre está uma coroa que sobrou depois de um raio atingir o local no Século XIX. Hoje é um museu, com um teatro no sótão e do alto é possível ter uma vista maravilhosa da parte velha da cidade.
O mais tradicional a se fazer quando se está neste local é o famoso passeio de carruagem no melhor estilo contos de fada. Não é uma volta barata, cerca de 100 Złoty por 30 minutos, mas vale a experiência. Depois disso, tomar um café em uma das várias cafeterias que cercam a praça é uma boa pedida. Além disso, é possível encontrar diversos restaurantes e igrejas menores.
No passado havia uma grande muralha que cercava esta parte do centro, todo arborizado, chamado apenas de Plenky. O final de cada rua era fechado com um portão, onde hoje resta apenas o Portão Floriano.
FORA DO CENTRO HISTÓRICO
SANTUÁRIO DA DIVINA MISERICÓRDIA:
Há cinco quilômetros do centro histórico, o Santuário da Divina Misericórdia é também ponto de parada obrigatória do cristão que visita a Cracóvia. O local é formado por uma Basílica em formato de navio e o Convento das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia junto à Igreja de São José. Neste local encontra-se o túmulo de Santa Faustina, que recebeu as revelações de Nosso Senhor sobre a Divina Misericórdia e relatou estas aparições em um diário.




MINAS DE SAL DE WIELICZKA: 
Há cerca de 30 km do centro histórico da Cracóvia está um dos museus naturais mais interessantes da cidade. As Minas de Sal de Wieliczka começaram a ser exploradas no século XII e os trabalhos terminaram no final do século XIX. No local há túneis com mais de 200 km de extensão e chega a cerca de 330m de profundidade.
Dentro dela foi esculpida a Capela de Santa Tinga, tudo feito nas rochas de sal, inclusive uma réplica do quadro A Última Ceia de Leonardo Da Vinci e centenas de figuras bíblicas da igreja católica.

maio 09, 2016

E você, vai visitar Auschwitz durante a JMJ?

Então já pode fazer a sua reserva! 


Auschwitz, um dos mais conhecidos campos de concentração criados pela Alemanha Nazista na II Guerra Mundial, é localizado em Oświęcim, ao sul da Polônia, à 50 quilômetros de Cracóvia. 
De 20 a 28 de julho e 1 a 3 de agosto, o Museu de Auschwitz será aberto exclusivamente para os participantes da Jornada Mundial da Juventude que reservaram a visita no site do antigo campo de concentração nazista. 

Todas as 133 mil entradas preparadas para os peregrinos foram esgotadas rapidamente. Por isso, os organizadores aumentaram o número para mais de 300 mil. Cerca de 75 mil entradas ainda estão disponíveis. 

O campo de concentração de Auschwitz foi aberto em 1940, e dois anos depois a sua segunda seção, Birkenau. Principal lugar do Holocausto Judeu, Auschwitz consiste em um campo e 40 sub-unidades, onde os nazistas mataram mais de 1,1 milhão de pessoas, em sua maioria judeus, poloneses, ciganos e prisioneiros de guerra soviéticos. 

Auschwitz foi o lugar de martírio de santos, como São Maximiliano Maria Kolbe, franciscano polonês que ofereceu sua vida voluntariamente por outro prisioneiro, e Santa Teresa Benedita da Cruz, Edith Stein, monja carmelita de origem judia. 

O local foi visitado por João Paulo II e Bento XVI. Em 2014, cerca de 1,5 milhão de pessoas conheceram Auschwitz. 

Se você quer fazer sua reserva, acesse:

maio 07, 2016

Agenda preliminar da visita do Papa Francisco à Polônia

A estrutura do programa da Viagem Apostólica de Sua Santidade o Papa Francisco à Polônia (incluindo descrição detalhada dos Atos Centrais da Jornada Mundial da Juventude) foi apresentada pelo Bispo Damian Muskus OFM, Coordenador Geral da JMJ Cracóvia 2016.
Conforme ressaltado pelo Cardeal Dziwisz, o programa é de natureza geral e agora pode ser oficialmente apresentado com muita alegria. Este momento inicia um período de espera muito intensa, a contagem regressiva final para os últimos meses, semanas e dias até a chegada dos jovens e a acolhida ao Santo Padre em Cracóvia.
Confira o que foi apresentado pelo Bispo Damian Muskus sobre o programa geral da visita do Papa Francisco à Polônia por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.

1º Dia (quarta-feira, 27 de julho de 2016)
A visita do Papa Francisco à Polônia começará na tarde de quarta-feira, 27 de julho, quando o avião que traz o Santo Padre pousará no Aeroporto de Cracóvia. No mesmo dia, o Papa Francisco irá reunir-se com o Presidente da República da Polônia, funcionários de Estado e Bispos poloneses.
À noite, seguindo a tradição iniciada por São João Paulo II quando visitava Cracóvia e mantida pelo Papa Bento XVI, o Papa Francisco aparecerá na chamada Janela Papal da Residência do Bispo, com vista para a rua Franciszkańska, para saudar os jovens.
Este será o seu primeiro encontro com os jovens em Cracóvia. A organização espera que este encontro noturno transforme-se em um ponto de encontro diário durante a visita do Santo Padre à Polônia.

2º Dia (quinta-feira, 28 de julho de 2016)
A manhã de quinta-feira será marcada por uma peregrinação do Santo Padre ao Santuário Nacional Mariano Jasna Góra, em Częstochowa. É provável que, em seu trajeto, o Papa visite as Irmãs do Convento da Apresentação e encontre-se com os alunos da escola. Em Częstochowa, na Capela da Madonna Negra, haverá um momento para oração privada. Depois, o Papa celebrará uma missa campal por ocasião dos 1.050 anos de Batismo da Polônia. Vale a pena mencionar que a visita do Papa Francisco ao Santuário Nacional em Jasna Góra acontecerá no aniversário de 25 anos da memorável Jornada Mundial da Juventude em Częstochowa.
Após o seu regresso para Cracóvia, à tarde, o Papa Francisco irá encontrar-se oficialmente com os jovens de todo o mundo. A cerimônia de acolhida ao Papa será iniciada às 17h30. O tema da acolhida ao Papa na Jornada Mundial da Juventude serão as palavras da mensagem de Francisco: “Vinde a Ele e não tenhais medo! Vinde dizer-Lhe do mais fundo dos vossos corações: «Jesus, confio em Vós!» Deixai-vos tocar pela sua misericórdia sem limites”.
"Neste encontro, o Papa Francisco irá falar aos jovens pela primeira vez, o qual será um momento marcante por ter o mundo reunido em um único lugar", afirma o bispo. A parte musical será dirigida por compositores famosos, que irão dirigir um coral com 300 pessoas e uma orquestra sinfônica formada por 100 pessoas.

3º Dia (sexta-feira, 29 de julho de 2016)
Na sexta-feira, pela manhã, o Papa Francisco visitará o antigo campo de concentração nazista Auschwitz-Birkenau, onde fará um discurso.
A celebração da Via Sacra terá início às 17h30 no Parque Błonia, conduzida pelo próprio Papa. "O objetivo deste evento tão importante é mostrar aos jovens o significado da Cruz no contexto da misericórdia. Esta ideia será apresentada em uma dimensão prática da misericórdia – as obras de misericórdia corporais e espirituais", destaca Bispo Damian Muskus. O autor da meditação é o Bispo Auxiliar de Cracóvia, Grzegorz Ryś. O cenário musical terá um caráter único nesta devoção, aprofundando o espírito de reflexão e meditação. A música vai soar como uma paixão combinada com a improvisação do jazz. O tema da noite será “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”que é o tema da JMJ Cracóvia 2016.

4º Dia (sábado, 30 de julho de 2016)
Na manhã do sábado, o Santo Padre visitará o Santuário da Divina Misericórdia e a Capela da Irmã Faustina em Łagiewniki. Ele passará pela Porta da Misericórdia e celebrará uma missa com os padres, consagrados e seminaristas poloneses. Após a missa, o Papa fará uma visita ao Santuário de São João Paulo II, onde ele irá confessar cinco jovens: em italiano, espanhol e francês.
Na residência do Arcebispo de Cracóvia, o Papa Francisco almoçará com representantes dos jovens de todos os continentes, incluindo dois poloneses. No total, 12 peregrinos participarão neste encontro.
À noite, às 19h30, começará a Vigília do Papa com os jovens no Campus Misericordiae. A frase deste dia é: “A humanidadde não encontrará a paz enquanto não se voltar, com confiança, para a minha misericórdia” (Diário de Santa Faustina 300).
Para este momento, os líderes da juventude devem ser como os patronos da JMJ Cracóvia 2016: São João Paulo II e Santa Faustina, e o próprio Papa. Seguindo os passos dos patronos, os jovens serão guiados até Jesus, a Fonte de Misericórdia.
Este pensamento será refletido no design do altar: um design muito simples, com o elemento mais importante – a imagem de Jesus Misericordioso. O autor do conceito arquitetônico é o arquiteto polonês Stanisław Niemczyck, chamado “O Gaudi Polonês”. Uma de suas obras é uma igreja da Divina Misericórdia em Osiedle Oficerskie, Cracóvia.
O momento crucial será a Adoração ao Santíssimo Sacramento. A vigília terminará com um concerto de louvor, baseado no Credo, preparado por Adam Sztaba.

5º Dia (domingo, 31 de julho de 2016)
No domingo, 31 de julho, às 10h, no Campus Misericordiae, terá início a Missa de Envio. O encontro será baseado neste tópico: a dignidade universal resultante do Santo Batismo como uma Porta de Misericórdia – o envio de jovens testemunhas da Misericórdia.
A citação escolhida para este dia são as palavras do Diário de Irmã Faustina: “Sempre que quiseres proporcionar-Me alegria, fala ao mundo da minha grande e insondável misericórdia.” (Diário de Santa Faustina 164).
A cerimônia celebrada pelo Santo Padre no domingo é o auge da Jornada Mundial da Juventude. Será enfatizado o significado do Santo Batismo, que é o sacramento que une a todos nós. As promessas de renovação do Batismo serão apresentadas. Durante esta missa, o Papa anunciará o lugar da próxima JMJ. 
A obra musical “Missa de João Paulo II” de Henryk Jan Betor será cantada durante a missa, uma peça composta especialmente para a JMJ. Foi escrita inicialmente em latim e será traduzida para outros idiomas. Será  um presente da Polônia para o mundo, para ser tocada após a JMJ nas paróquias do mundo todo.
Antes de deixar a Polônia, o Papa Francisco irá encontrar-se com aqueles que são a força motriz e o coração da JMJ – os voluntários de todo o mundo, que servem durante a Jornada Mundial da Juventude, e os voluntários de longo prazo que têm ajudado o Comitê Organizador Local nos últimos meses. No total, são estimados cerca de 25 mil jovens voluntários para a JMJ. Para os voluntários, o encontro com o Papa é uma forma única e inestimável de agradecimento por seus serviços para a JMJ. Este encontro, assim como o encontro com o Comitê Organizador Local e os benfeitores, começará às 17h na Arena Tauron.
Às 18h15, haverá uma cerimônia curta no Aeroporto de Cracóvia, e depois o avião da companhia aérea polonesa LOT levará nosso convidado especial de volta para Roma, na Itália.


Assessoria de Imprensa da JMJ Cracóvia 2016

maio 06, 2016

Peregrino

“Peregrino” é um aplicativo projetado para os peregrinos que virão para a JMJ, mas também estará disponível para os moradores de Cracóvia. Ele realiza as funções de guia móvel, mapa e fonte de informações. 

O aplicativo, desenvolvido em colaboração com o Comitê Organizador Local da JMJ e a empresa Comarch, funcionará melhor durante a Jornada Mundial da Juventude.


Hoje, 6 de maio, os usuários de aparelhos móveis com sistema Android, IOS e Windows poderão baixar o aplicativo “Peregrino”. O aplicativo da JMJ 2016 facilitará a locomoção em e ao redor de Cracóvia durante a Jornada Mundial da Juventude em julho. Será gratuito e estará disponível em nove idiomas, para que os recém-chegados de todo o mundo possam facilmente escolher o idioma utilizado por eles.
Cada usuário poderá personalizar o aplicativo ao inserir o seu local de acomodação, a catequese que deseja participar, ou os lugares que gostaria de visitar. A principal funcionalidade estará acessível em modo offline, permitindo o acesso ao aplicativo mesmo em situações de acesso limitado à internet.
No aplicativo haverá um mapa com a localização dos eventos mais importantes da JMJ. Será possível traçar uma rota da localização atual do peregrino até o ponto selecionado no mapa. Haverá também guias para ajudar os peregrinos a chegar até os locais mais interessantes para visitação em Cracóvia.
Ele também é equipado com frases básicas de conversação, textos litúrgicos, livros de oração e hinários para ajudar os peregrinos a comunicar-se e facilitar a experiência espiritual da Jornada Mundial da Juventude.
O aplicativo contém uma lista de importantes números de contato dos departamentos responsáveis pela segurança e instituições diplomáticas por meio da qual os participantes da JMJ não terão que procurar em outros meios e, além disso, terão a informação em um lugar facilmente acessível.

O "Peregrino" possui um calendário muito útil de todos os eventos associados com a Jornada Mundial da Juventude. Além de contar com as celebrações religiosas mais importantes, também inclui catequeses e todas as iniciativas do Festival da Juventude. Todos esses eventos poderão ser pesquisados de acordo com a localização atual do usuário. Os usuários do aplicativo receberão notificações sobre os eventos que estão prestes a acontecer e onde eles acontecerão. O aplicativo inclui informações atualizadas online, como por exemplo, previsão do tempo, avisos sobre qualquer inconveniente ou mudanças no transporte. “Peregrino” também inclui a possibilidade de conectar-se com as redes sociais.

Quer saber mais? Acesse o site da JMJ: http://www.krakow2016.com/ 

maio 05, 2016

Quer continuar conhecendo um pouquinho mais da Polônia?
Então embarca com a gente!


maio 04, 2016

Polônia: terra fértil e rica em esperança

O dia 14 de abril marca 1050 anos desde o dia em que o duque polonês, Mieszko I, foi batizado. Nessa data, a Polônia tornou-se um país cristão. Por ocasião desta celebração, o Papa Francisco dirigiu-se ao povo da Polônia.


“Deus, rico em misericórdia, fez fértil a terra gloriosa da Polônia, de modo que ao longo dos séculos ela transbordou de frutos espirituais, e tantos poloneses destacaram-se brilhantemente na profissão e na defesa da fé, mantendo a esperança e praticando o amor. (…)

O Batismo recebido pelo Príncipe Mieszko I em 966, junto com aqueles mais próximos a ele, também marcaram o surgimento do Estado Polonês. Por esta razão, a lembrança deste aniversário, não apenas para os cristãos, mas para todo o povo polonês, oferece uma oportunidade especial para uma celebração solene, alegre e confiante ao olhar para o futuro. De fato, a Igreja na Polônia sempre mostrou um laço especial com a nação inteira, mas também buscou alegrar-se com os que se alegram e chorar com os que choram (Romanos 12, 15). Nos tempos mais difíceis de guerra, revoluções e exílio de bispos e padres, homens e mulheres consagrados sofreram verdadeiramente com o povo, trouxeram conforto para todos os irmãos e irmãs de sua terra natal e indicaram sabiamente o caminho para a liberdade.
A Igreja beatificou e canonizou numerosos filhos e filhas da nação polonesa, aqueles que em diversas épocas mostraram as virtudes cristãs ou foram adornados com a coroa do martírio. De uma longa lista, nós queremos mencionar em particular os nomes daqueles que viveram em nosso tempo e são venerados no mundo inteiro: São Maximiliano Maria Kolbe, padre franciscano e mártir, que provou o seu ministério na sua oferta de amor no Holocausto; Santa Faustina Kowalska, uma mulher que realmente importou-se com a revelação do mistério da Divina Misericórdia; e São João Paulo II, nosso Papa que incansavelmente mostrou a todos os povos o Redentor dos homens.”

(Trecho da carta do Papa Francisco ao Cardeal Pietro Parolin, legado pontifício da celebração do 1050º aniversário do batismo da Polônia)
Fonte: http://www.krakow2016.com/

maio 03, 2016

Minuto JMJ

Você quer ficar por dentro da preparação para a JMJ e de tudo o que está acontecendo em Cracóvia?

O "Minuto JMJ" te mantém informado toda semana sobre curiosidades, a expectativa, a preparação, os locais para conhecer e a Palavra do Papa Francisco.

Nesse vídeo, o Papa Francisco relembra os mártires que doaram a vida em nome do Reino e cita São Maximiliano Kolbe.

Ficou curioso? Então dá o play e curte com a gente:


Se você quiser assistir mais vídeos, acesse: 

maio 02, 2016

Guia do Peregrino

Se você já está na expectativa da viagem...
Ou se você não poderá ir, mas seu coração está junto conosco, vivendo esse momento tão especial...
Hoje é o dia de você conhecer um pouco mais dos lugares por onde São João Paulo II passou!

Aperte o cinto e aproveite essa viagem pela história e pela Polônia:


maio 01, 2016

Hino da JMJ na linguagem polonesa de sinais

A Pastoral dos Surdos de Wrocław, na Polônia, preparou a gravação do hino da JMJ Cracóvia 2016 na linguagem de sinais.

Mais de 40 pessoas, entre ouvintes, alguns com capacidade auditiva reduzida e surdos, participaram do projeto. No vídeo, os jovens ilustram a letra do hino realizando obras de misericórdia.